No post de hoje vou falar sobre a 5ª parte da Pirâmide e a importância da redução do sal.Na quinta parte da tabela vêm os frutos secos e gordos sementes, oleaginosas que fornecem um tipo de gordura saudável, para além de proteínas, vitaminas , minerais e fibra, são assim consideradas um snack interessante para complementar uma merenda da manhã ou da tarde apenas uma porção por dia.
Na quinta parte da tabela vem também as especiarias, ervas aromáticas, alho e cebola eles permitem conferir sabor e aroma aos pratos sendo que para além das suas propriedades nutricionais interessantes, permitem reduzir a quantidade de sal adicionada ás confecções culinárias.
A importância da redução do Sal
O sal é um mineral composto por sódio e cloro, o sódio apesar de essencial ao organismo, quando consumido em excesso aumenta o risco para a saúde pois provoca o aumento da pressão arterial, doenças renais, cancro no estômago e osteoporose.
As recomendações diárias de sal são 5g para adultos e de 3g para crianças, como medir simples, uma colher de chá rasa tem 4g, um pouco menos cheia faz 3g, uma pouco mais cheia faz as 5g simples.
Use e abuse das ervas aromáticas, graças á sua composição nutricional e aos seus benefícios para a saúde, são um excelente substituto do sal, conferindo sabor, aroma e cor ás refeições.
especiarias e raspas de casca de algumas frutas são soluções excelentes para evitar o sal.
Existem 3 tipos de sal o sal marinho, sal fino refinado, o sal grosso e a flor de sal.
O sal marinho é seco naturalmente ao sol, não sofre refinação e mantém o iodo natural, é mais grosso, tem coloração menos branca e é mais húmido, não tem em aditivos sem conservantes.
O sal fino e refinado passa por um processo de lavagem, moagem, centrifugação, secagem a altas temperaturas para separar e eliminar impurezas. A refinação remove o iodo natural do sal sendo adicionado posteriormente na forma de iodato de potássio.
O sal grosso não sofre refinação como o sal fino, obtém se pela extracção mineral ou através da concentração e secagem da agua do mar, por isso contém cristais maiores.
A flor de sal é a primeira camada cristalina de sal que se forma pela evaporação da água nas salinas.
⇰Para a semana 6ª parte da dieta mediterrânica


Sem comentários:
Enviar um comentário