quarta-feira, 19 de junho de 2019

# Culinária # dieta mediterrânica

Dieta mediterrânica- 7º parte da Pirâmide

No post de hoje vou falar sobre a 7 parte da Pirâmide que consiste nas águas e infusões sim a maior da pirâmide é a água.
A água é essencial à vida, no verão mais importante ainda se torna este devido à maior exposição a temperaturas elevadas.
Devido ao aumento da temperatura ambiente, o nosso organismo acelera a perda de água, pela transpiração, que é uma forma natural de arrefecimento do nosso corpo.

Um consumo desadequado de água compromete a regulação da temperatura corporal e afeta a pressão arterial, exigindo um maior esforço cardíaco, um maior esforço renal e, consequentemente, uma maior dificuldade em eliminar metabolitos, a própria digestão se torna mais difícil e o transito intestinal é afetado pela má hidratação, podendo ser causa de obstipação.


A água é uma das mais importantes partes da pirâmide e deve ser uma bebida diária, deve ser consumida 1,5l a 2l de água cerca de 8 copos, a hidratação do nosso organismo é fundamental para a manutenção do equilíbrio do organismo.
As infusões ( tilia, camomila, limão e muito mais) sem adição de açucar, também inclui os caldos mas sem gordura claro, são 2 formas para complementar a quantidade de agua a ingerir por dia.
A água está igualmente presente nos alimentos, encontrando-se em quantidades elevadas em particular nos frutos e hortícolas. Por exemplo (% de água): melancia (94%), melão (92%), ameixa (89%), framboesa (84%), alface (96%), pepino (95%), tomate (94%), courgette (94%).


Importante: a quantidade de água necessária por dia podem variar consoante a idade, género, actividade física, varia do Inverno para Verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *